CONVENCIONAL X CERTIFICADO

Incentiva a utilização, nas etapas de projeto e obra de um empreendimento, de estratégias que minimizam o impacto no ecossistema local. A redução do impacto ambiental das atividades do canteiro de obras, a maximização das áreas verdes e permeáveis do edifício e o incentivo de meios de transporte alternativos são alguns exemplos desse tipo de estratégia.

Incentiva o uso racional da água, com foco na redução do consumo de água potável, aproveitamento da água da chuva e alternativas de tratamento e reuso de águas cinzas.

Incentiva a eficiência energética nas edificações por meio de estratégias simples e inovadoras, como, por exemplo, a utilização de vidros de alto desempenho térmico nas fachadas do edifício, sistema de iluminação eficiente e equipamentos de ar condicionado de alto desempenho, sendo que todas são avaliadas através de simulações computacionais durante a etapa de projeto. O monitoramento da execução e dos testes das instalações durante a etapa de obra, realizado por uma equipe de comissionamento, também é incentivado – bem como o projeto da infraestrutura e equipamentos que permitam a medição e o monitoramento do consumo de energia durante a operação do edifício.

Incentiva o uso de materiais de baixo impacto ambiental (materiais com conteúdo reciclado, regional, madeira certificada FSC etc.). A gestão dos resíduos gerados na obra também é incentivada, de forma que boa parte deles sejam reciclados ou reutilizados.

Incentiva o uso de estratégias durante as etapas de projeto e de obra que garantam a boa qualidade dos ambientes internos, essencial para ambientes com alta permanência de pessoas. Exemplos: utilização de materiais com baixa emissão de compostos orgânicos voláteis (COVs), implantação de um plano de controle da qualidade do ar durante a obra e a priorização de espaços em que os usuários do edifício tenham vista para o exterior e aproveitem a entrada de luz natural.

Incentiva a disseminação de conceitos sobre green buildings, além de estimular a integração da equipe de projeto através da participação de um profissional com a acreditação LEED-AP.

O Boulevard Corporate Tower foi planejado e construído para integrar tecnologia, serviço, conforto e sustentabilidade. Este último ponto foi levado muito a sério para que a teoria se transformasse em prática. Confira os principais temas levados em consideração no desenvolvimento do projeto e na execução da obra: